Conheça os Nutracêuticos
- Equipe Medicare
- 16 de jan. de 2020
- 3 min de leitura

Que tal melhorar sua qualidade de vida com uma suplementação natural?
Você sabe que a ciência não para, cada vez mais unida à tecnologia. E nesse cenário sempre em movimento, quem agradece é a saúde. Hoje, ao contrário de há alguns anos, procura-se compreender o universo humano de forma cada vez mais holística, com base na influência direta de uma área em outra. Assim nasceu a nutracêutica, a união da farmacêutica com a nutrição, que estuda os compostos bioativos presentes nos alimentos e como se beneficiar deles no dia a dia.
Nutracêutico: nem alimento nem medicamento
Os nutracêuticos são nutrientes, mas não são nem o alimento em si nem um medicamento. Ainda assim, eles têm papel fundamental na prevenção e no combate a diversas doenças.
É quando o alimento vai além da sua função básica, como o tomate, por exemplo, rico em licopeno. Essa substância, que na verdade é um pigmento, não apenas dá cor ao fruto, mas é um poderoso antioxidante, que protege as células da ação dos radicais livres.
Esses, por sua vez, são os responsáveis pelo envelhecimento precoce das células, o que pode acarretar em várias doenças. Por isso o tomate – ou melhor, o licopeno, é um grande aliado na luta contra o câncer.
Há vários outros alimentos que contêm nutracêuticos. A cenoura, por exemplo, tem o famoso betacaroteno que estimula a pigmentação da pele através da melanina. Ademais, vários peixes têm ômega 3, uma gordura do bem que reduz os triglicérides e estimula o colesterol bom.
Benefícios dos nutracêuticos para todo o organismo
Os nutracêuticos podem ser utilizados para fins específicos, como complementar a alimentação diária ou ajudar na prevenção e/ou combate a doenças. Eles podem ser utilizados, inclusive, com finalidades estéticas, como para beneficiar a pele e os cabelos, ou acelerar o processo metabólico para facilitar a perda de peso, por exemplo. Conheça alguns dos principais nutracêuticos e seus benefícios:
Ômega 3 – Combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso estimula a produção de colágeno, beneficia o cérebro, olhos, pele, etc;
Catequinas – Têm ação antioxidante, assim como inibem a formação de ateromas (placas de gordura no sangue);
Probióticos – Favorecem o funcionamento do intestino, bem como reduzem o risco de câncer nesse órgão;
Resveratol – Inibe a formação de células cancerígenas, coágulos e inflamações;
Fitoesteróis – Controlam a produção do mal colesterol;
Selênio – Ameniza os danos causados pelos raios UV.
Aliás, uma das grandes vantagens dos nutracêuticos é que eles são facilmente reconhecidos e absorvidos naturalmente pelo organismo. Por outro lado, além de praticamente não causarem efeitos colaterais, eles podem ser encontrados combinados em um mesmo produto, potencializando seu raio de ação.
É o caso, por exemplo, de nutracêuticos combinados com vitaminas, proteínas e minerais, tornando a rotina alimentar mais saudável.
Por que usar nutracêuticos?
É bom deixar bem claro que nada substitui uma alimentação balanceada, de preferência com um plano individual elaborado por um nutricionista de acordo com seus hábitos e preferências.
No entanto, com o passar dos anos o organismo, naturalmente, deixa de produzir ou reduz drasticamente a produção de determinadas substâncias. a suplementação alimentar com nutracêuticos atua garantindo a reposição desses elementos, melhorando a saúde geral e promovendo melhor qualidade de vida.
Os nutracêuticos são indicados também para os jovens, já que devido a características individuais, nem todas as pessoas têm uma boa absorção de todos os nutrientes dos alimentos.
Além disso, refeições mal balanceadas, rotina corrida, fast food, preparo errado dos alimentos e quantidades inadequadas são algumas das razões pelas quais geralmente não conseguimos aproveitar todos os benefícios dos nutracêuticos dos alimentos.
Igualmente nesses casos, a suplementação nutracêutica pode garantir mais saúde, disposição e bem-estar na rotina diária.
Mais saúde e disposição no dia a dia
Hoje os nutracêuticos já são empregados nas mais diversas áreas, como cardiologia, neurologia, pediatria, ginecologia, dermatologia e ortopedia – tanto como prevenção quanto como tratamento.
Portanto, converse com seu nutricionista e descubra a melhor forma de incluir a suplementação de nutracêuticos na sua rotina alimentar e melhore sua qualidade de vida.
Via: ApisNutri (https://tinyurl.com/yx2zd8gk)
Foto: Brandless, Unsplash














































Comentários