Os melhores ativos para tratamento de olheiras
- Equipe Medicare
- 12 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

Elas são dois grandes símbolos de falta de energia — e bem no meio da sua cara. Mas, apesar da aparência, nem sempre as olheiras são sinal de cansaço, elas podem ter diversas causas e surgem devido à alta concentração de melanina ou em decorrência do congestionamento dos vasos capilares da região em torno dos olhos — porém alguns fatores, como cansaço, alergia, envelhecimento, excesso de sol e noites maldormidas agravam, sim, o problema. Se elas te incomodam, não se preocupe, aqui vão alguns ativos que podem melhorar a aparência das olheiras!
Receitados por dermatologistas e feitos em farmácias de manipulação ou indicados por estes mesmos profissionais e comprados prontos nas farmácias convencionais, os produtos para a pele ao redor dos olhos devem conter ativos que atuem na regeneração e na proteção da região e evitar componentes que possam irritá-la.
A dermatologista Christiane Gonzaga, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), destaca que “alguns ácidos e outros ativos encontrados em produtos de limpeza da pele, como o álcool, podem sensibilizá-la”.
Vitamina C
Tem ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres que danificam as células da pele e aceleram seu envelhecimento precoce. Também é benéfica por ter um efeito clareador, que atenua olheiras. O ideal é usar produtos com vitamina C de dia.
Ácido hialurônico
Hidrata profundamente, auxiliando na recuperação de rugas e marcas causados pela desidratação da pele tão fininha da região dos olhos.
Ceramida e aquaporina
Reforçam a hidratação e combatem o efeito “craquelado” na pele.
Retinol
Derivado do ácido retinoico, ele atua na renovação celular e estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais firme. O ideal é usar produtos com retinol à noite, antes de dormir.
Cafeína
Tem ação drenante, o que alivia a retenção de líquidos e beneficia principalmente quem não gosta de ficar com bolsas e olheiras.
Ginkgo biloba e arnica
Ajudam a ativar a circulação local, minimizando áreas escurecidas e auxiliando na renovação celular.
Como potencializar os efeitos dos princípios ativos
Christiane recomenda que, para a região ao redor dos olhos, se dê preferência a produtos em versões cremosas. “Os cremes ajudam a evitar a perda de água, e a área dos olhos normalmente é mais seca que o resto do rosto, o que ajuda a conferir o aspecto envelhecido”, esclarece.
A melhor forma de aplicá-los, segundo a dermatologista, é “em movimentos suaves, dando leves batidinhas com os dedos”. Em casos de bolsas e olheiras, ela ensina: faça uma pequena drenagem, com uma leve pressão com o dedo anelar do canto interno dos olhos para o externo”.
Não esqueça de passar filtro solar no rosto todos os dias, mesmo que esteja nublado – os raios ultravioleta (UVA e UVB) passam pelas nuvens e prejudicam a pele faça sol ou faça chuva;
Via: M de Mulher














































Comentários