top of page
  • Facebook ícone social
  • Instagram

Tratamento com medicamento manipulado: 4 coisas para saber

  • Equipe Medicare
  • 22 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

Você foi ao médico e ele indicou um tratamento com medicamento manipulado? Isso está sendo cada vez mais comum, tendo em vista as vantagens dos remédios manipulados. Mas, se você tem dúvidas sobre como funciona o tratamento com medicamento manipulado, quais são as principais diferenças e como comprar com uma farmácia de manipulação confiável, está no lugar certo. Vamos esclarecer todas as suas dúvidas e ainda dar dicas mais do que especiais para o seu tratamento com medicamento manipulado ser o melhor possível. Pronto para saber tudo sobre isso? Então vamos lá!


1) Como funciona o tratamento com medicamento manipulado?

O tratamento com medicamento manipulado é indicado pelo médico. Ele também pode ser sugerido pelos pacientes, principalmente em caso de tratamentos mais complexos. Funciona assim:

  1. O paciente vai ao médico e realiza a consulta.

  2. O médico faz o diagnóstico e propõe um tratamento específico.

  3. O paciente pode sugerir que o tratamento seja feito com medicamentos manipulados, ou o próprio médico pode já solicitar.

  4. O médico passa uma prescrição/receita.

  5. O paciente envia essa receita para uma farmácia de manipulação.

  6. A farmácia de manipulação desenvolve o medicamento de acordo com a prescrição médica.

  7. O paciente recebe o medicamento para iniciar o tratamento.


2) Quais são as principais diferenças do tratamento com medicamento manipulado?

No caso dos tratamentos com medicamentos industrializados, a pessoa vai até uma farmácia e já compra o remédio. Já o tratamento com medicamento manipulado, esses remédios são prescritos de acordo com o organismo de cada pessoa. Ou seja, eles são bem mais exclusivos e consideram as particularidades de cada paciente. Por exemplo: se a pessoa tem alergia a alguma substância, se tem algum efeito colateral, entre outros.


O tratamento com medicamento manipulado também é muito indicado para quem realiza mais de um tratamento complexo simultaneamente. Por exemplo, quando a pessoa trata a diabetes e esclerose múltipla. Nesse caso, ela vai precisar de 2 a 3 medicamentos para cada tratamento. Isso causa uma reação desagradável ao corpo, com muitos efeitos colaterais. Nesse caso, ainda pode correr o risco da fórmula de um tratamento amenizar ou prejudicar o outro. A solução para tudo isso são os remédios manipulados. Eles podem ser desenvolvidos com o objetivo de amenizar esses efeitos colaterais. Além disso, em vez de tomar de 2 a 3 medicamentos para cada tratamento você pode tomar apenas um, que já vai conter a fórmula de todos os outros.


3) Quais são as vantagens dos remédios manipulados?

Existem muitas vantagens de fazer um tratamento com medicamento manipulado. Na verdade, não existe desvantagens. Isso porque esse tratamento já começa por uma avaliação médica do organismo da pessoa. Nessa etapa, os médicos consideram cada particularidade, alergia, se a pessoa tem outra enfermidade que pode influenciar no tratamento e diversos outros fatores. Então, as fórmulas dos medicamentos manipulados são indicadas de acordo com essa avaliação. É diferente do que tentar enquadrar um remédio já existente, como é o caso dos industrializados. Além disso, confira outras principais vantagens do tratamento com medicamento manipulado:

  • Melhor aproveitamento dos remédios, porque não existe desperdício.

  • Podem ser feitos em cápsulas, líquidos, géis, pomadas e em diversas opções.

  • Podem conter sabores diversos.

  • Os efeitos colaterais são menores e podem ser amenizados.

  • Contam com um melhor custo-benefício.

  • Melhor eficiência, já que são prescritos de acordo com as necessidades de cada paciente.


4) Como encontrar a melhor farmácia de manipulação?

Depois do médico ou da médica indicar um tratamento com medicamento manipulado, o próximo passo é encontrar a melhor farmácia de manipulação. Ela será a responsável por desenvolver o seu medicamento de acordo com as prescrições do doutor ou da doutora. Então, avalie bem a credibilidade da farmácia, se ela conta com um (a) farmacêutico (a) responsável e as recomendações dos pacientes. Você também pode procurar em grupos como o Reclame Aqui, grupos no Facebook e até mesmo em uma breve pesquisa no Google.


Via: Manipulê (https://tinyurl.com/ybr34b7u)

Foto: Freestocks, Unsplash

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Tele-Medicare: (61) 3962-5033 • Email: medicaredf@uol.com.br

Asa Norte: SCLN 402 BL C LOJA 08/12 Whatsapp:  (61) 99205-1331

Asa Sul: SCLS 408 BL B LOJA 29 Whatsapp:  (61) 99419-4564

Sudoeste: CLSW 302 BL B LOJA 28 Whatsapp: (61) 99101-6881

bottom of page